top of page

cuide-se

[o cuidado de si: atividades sobre você, 
seu corpo, seus territórios e conexões consigo e com os outros]

O Projeto CUIDE-SE desenvolve-se na perspectiva entendida como “Clínica Ampliada”, tal como definida pelo Glossário da PNH - Política Nacional de Humanização - que norteia as práticas do SUS (Sistema Único de Saúde). O termo implica práticas que vão além de um cuidado específico, tais como atuação na família e/ou no contexto social. É também relativo à expansão dos recursos de intervenção em prol da saúde e aumento da autonomia dos indivíduos, da família e/ou da comunidade. Trabalha com a integração de equipe multiprofissional, a elaboração de projeto terapêutico conforme cada caso e a ampliação dos recursos de intervenção sobre o processo saúde-doença, entre outros recursos (PNH, Brasília, 2006).

O Projeto CUIDE-SE é um dos dispositivos do Projeto Clínico-ético-político da Clínica Ampliada, do Instituto Sedes Sapientiae, na cidade de São Paulo (SP) e funciona desde o ano de 2014.

Proposta

O projeto aborda aspectos relativos ao cuidado de si, em âmbito clínico, ético e político. O enfoque no cuidado se dá em diferentes perspectivas, desde a reflexão sobre o corpo e a imagem de si, até os campos do cuidado coletivo. Ocorre com a proposição de atividades, que promovem formulação e circulação de temáticas sensíveis ao cuidado. A dinâmica do grupo e os conteúdos emergentes apontam caminhos para as atividades. O intuito é fomentar a elaboração individual e coletiva, minimizar lugares de submissão e de sofrimento e agenciar processos de subjetivação.

Premissas

A subjetividade vive uma intensificação dos fluxos que regem a apresentação dos corpos. Se existir é uma questão, “aparecer” e “variar o parecer” configuram-se como respostas fortalecidas para constituir lugares de existência e delinear uma sensação de si.

A interação entre os corpos e a composição da aparência envolvem diferentes graus de potencialização ou despotencialização de forças vitais e podem suscitar sofrimentos e quadros de sintomas. As mudanças no corpo, no vestir e na aparência podem reverberar reconfigurações subjetivas e formas de expressão.

Os cuidados de si configuram-se como o resultado da interação entre uma multiplicidade de referências conscientes e inconscientes. Lidar com a própria imagem ressoa nos modos de relação consigo, com o outro e com as instâncias coletivas.

 

Serviços
Contate-me

Contato

Os interessados em participar do projeto devem se inscrever na Secretaria da Clínica do Instituto Sedes Sapientiae através do e-mail clinica@sedes.org.br com o assunto "Cuide-se".

Prevalece a ordem de chegada para a inscrição.

Se houver mais interessados do que o número de vagas é criada uma lista de espera para o próximo módulo.

Secretaria da Clínica

Horário: de 2ª a 6ª feira das 8h às 20h e sábado de 8h às 12h.

Telefone: (11) 3866-2735

Endereço: R. Ministro Godoy, Nº 1484 - Perdizes - São Paulo - SP

bottom of page